Warm-up Contactless: a primeira solução do mercado que utiliza o aquecimento por indução eletromagnética no processo de gofragem. Uma inovação revolucionária da Körber!

A Körber apresenta o Warm-Up Contactless, um sistema de gofragem com aquecimento para aumentar o volume do produto final, sem necessitar de modificações dos rolos gofradores ou utilizar líquidos a altas temperaturas. A fim de suprir os desafios do mercado, a Körber desenvolveu produto seguro, que economiza tempo, energia e espaço.

Luca Frasnetti, Diretor Executivo de Tecnologia da Körber Tissue, comenta: "Os sistemas convencionais de gofragem aquecida apresentavam diversos desafios que queríamos superar. Primeiro de tudo, a segurança: os sistemas tradicionais requerem áreas dedicadas dentro da fábrica. Para aquecer os rolos, eram necessários centenas de litros de água ou óleo a altas temperaturas e pressões, o que poderia ocasionar em problemas no caso de vazamentos ou quebras de equipamentos. Em segundo lugar, o alto gasto de energia: para realizar o processo é necessário aquecer o rolo inteiro e não apenas as pontas externas, as que são realmente usadas para realizar a gofragem. E por último, o tempo: é preciso ao menos uma hora para atingir a temperatura necessária.

Superamos estes problemas introduzindo um novo tipo de aquecimento, amplamente utilizado em outros setores, como o automotivo, mas pouco utilizado no setor de tissue: a indução. Nossa solução é o Warm-up Contactless, o primeiro sistema de indução com patente pendente que oferece as vantagens da gofragem aquecida sem necessidade de modificar os rolos".

O sistema oferece diversas vantagens: a gofragem aquecida permite o aumento do volume do produto (bulk) em até 20%, além de ser um processo eco-sustentável, reduzindo os tempos de aquecimento em ⅓ e economizando energia em mais de 60%.
O Warm-up Contactless também torna o sistema mais seguro, pois elimina o uso de líquidos a altas temperaturas e picos de pressão na linha. O sistema é de fácil instalação em máquinas já existentes e não envolve nenhuma alteração nos rolos gofradores, oferecendo a possibilidade de utilizar a gofragem aquecida em qualquer rolo. O sistema foi projetado para não interferir no trabalho do operador durante a passagem de papel e troca de rolos gofradores.

Se combinado com a tecnologia de primeira linha Perini Constellation, nosso sistema Warm-up Contactless reduz a quantidade de papel necessária para fabricação de produtos de alto bulk, com um design simplificado em comparação às configurações complexas onde o papel é primeiro umedecido e depois seco.

Frasnetti conclui: "A Área de Negócios Tissue da Körber possui mais de 100 colaboradores totalmente dedicados à Pesquisa e Desenvolvimento em todo o mundo, com três centros de inovação na Itália e dois centros na China. Desenvolvemos mais de 60 projetos por ano, com cerca de 10 inovações revolucionárias. O Warm-up Contactless é uma delas, desenvolvido em apenas 14 meses, graças à colaboração entre nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e o InnovaLab, um spin-off do Laboratório Eletrotérmico da Universidade de Pádua. Nosso principal objetivo é construir ecossistemas que resolvam os problemas dos clientes, por isso a colaboração com as universidades é essencial para alcançar resultados importantes em curtos prazos".